Um macaco paciente no reino dos burros humanos- Renê Paulauskas

Não há nada que comprove a superioridade da espécie humana em relação aos outros animais. Estudos avançados sobre o comportamento em outras espécies demonstram uma complexidade em termos de inteligência e organização social que até décadas atrás não eram entendidos. Essas ciências como a Etologia e estudos que consideram a inteligência e psicologia em outras espécies estão cada dia mais nos mostrando que a tal superioridade do ser humano não foi mais que um mito imposto por uma cultura ocidental durante alguns milênios.
Somos culpados de ser a espécie que mais provocou modificações ao meio ambiente de modo desastroso, prova da nossa falta de consciência e demonstração de que somos animais como qualquer outro.
O novo mito de tentar reparar os erros e salvar o planeta não é mais do que uma nova versão da nossa suposta superioridade onde haveria um salto de evolução na consciência humana fazendo de nós os cuidadores de outras espécies e seres vivos.

Em termos de organização social e inteligência até mesmo as formigas ou cupins demonstram mais eficácia e organização. Podemos ver isso por seus longos complexos de galerias subterrâneas que podem chegar a complexos de quase um quilometro. Gorilas capturados e treinados com a linguagem de sinais já fizeram relatos complexos sobre porque não gostam de seres humanos ou de sua fragilidade psicológica como reclamar de um parceiro em suas celas com detalhes. O ser humano médio, ignorante continua a pensar que o centro do planeta se não do universo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas