"Realidade"- Renê Paulauskas


“O Show de Truman” e “Matrix” são dois filmes que tratam a realidade como farsa. No primeiro como um programa de televisão interpretado por atores e figurantes em volta de Truman desde seu nascimento. O segundo, como uma projeção de um programa comandado por máquinas que tem os seres humanos como reféns.
O fato de os dois filmes terem tido sucesso, além das ótimas produções, está no fato de que a maioria das pessoas se envolve com o tema de desvendar a realidade para além do óbvio, ou do mundo das aparências.
A primeira história sobre esse tema talvez seja “O mito da caverna de Platão”. Onde as pessoas viviam acorrentadas à caverna de costas para a entrada. Tudo o que passava por essa entrada projetava sombras nas paredes. Os acorrentados acreditavam serem as sombras a realidade. Uma pessoa se solta das correntes e tateando vai para fora da caverna. Pela primeira vez vê o mundo como é, além de suas sombras. Volta para tentar mostrar o mundo para os outros acorrentados como antes estava. E é morto como louco.
Essas histórias mostram como perigoso pode ser acreditar na realidade através do mundo dos sentidos. Quão difícil é descobrirmos um mundo além do óbvio, mas quando percebido, não se pode voltar atrás. As percepções são sempre muito particulares a cada indivíduo, mas a busca para sair da “caverna” é geral, pelo menos a pessoas de bom senso. E ao mesmo tempo como é perigoso confiar em seres humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas