Revoluções- Renê Paulauskas

Como tudo de desenvolvimento no mundo, aqui no Brasil, acontece cem anos depois, bem que poderíamos copiar a Revolução Russa, de 1917. Apesar de só poder ter sido realmente socialista até 1924, quando morre Lenin e daí em diante Stalin toma o poder transformando a União Soviética numa ditadura sangrenta e implacável. Outra coisa que não sabia é de como a Primeira Guerra Mundial foi importante para armar o povo Russo e deflagrar a revolução. Sem contar a primeira Revolução Russa em 1905, como grande inspiradora para de 1917.
Apesar das diferenças é incrível quantas semelhanças vivemos hoje. Governo formado por banqueiros, ruralistas e religiosos (evangélicos aqui). De como seria importante uma reforma agrária, uma democracia direta do povo, um banco popular com juros baixos. Mas como é perigoso termos um grande ditador, como foi Stalin. Por isso se faz necessária a defesa do sufrágio universal.
Se não fossem os atuais golpes na América Latina, só através de políticas reformistas, estaríamos caminhando. Mas esses capitalistas norte americanos são como obesos gulosos que deixam o bolo (países) crescer (desenvolvimento) para depois de dez anos comerem tudo (apropriação das indústrias nacionais).
Seria tão bem vinda uma revolução democrática. Como a Revolução Francesa, como a Comuna de Paris. Mas contra isso temos uma TV Globo para manipular as pessoas quando tomam gosto de ir pras ruas. Igrejas evangélicas fazendo lavagem cerebral em gente sem capacidade se quer de por em ordem sua própria vida. E os capitalistas junto ao agronegócio e a bancada da bala tomando conta do congresso.
Que raiva!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas