Remédio - Renê Paulauskas

 Desde que descobri que tenho transtorno bipolar sou dependente de dois remédios diários, o carbonato de lítio, pra regular o humor, e o resperidona, pra controlar e evitar os surtos. Posso dizer que me adaptei muito bem a esses remédios, nem todos tem essa sorte.

Muitos tem grandes efeitos colaterais, outros, efeitos ineficazes para suas doenças. Cada caso deve ser medido e dosado segundo o próprio usuário.

Desconfio da corrente que prega o fim do uso de medicamentos psiquiátricos em doentes mentais. Como não apoio um tratamento somente baseado no uso de tais medicamentos.

A arte é, sem dúvida, é um ótimo processo de catarse que também deve ser vinculado ao tratamento de saúde mental. Basta ver os filmes de Leon Hirzsman sobre o tratamento dos pacientes da Nise da Silveira para constatar suas melhoras através das artes plásticas. 

O lado afetivo e social é outro pilar que deve ser prioridade no tratamento de nós doentes mentais e que é esquecido pelo tratamento psiquiátrico. Também pelo tratamento da Nise ficou comprovado a melhora em pacientes pelo simples contato afetivo com cachorros e também relações entre os próprios pacientes.

Por fim o trabalho. O trabalho para doentes mentais não pode ser tratado como simples emprego pra pagar as contas. Dependo da doença mental certos trabalhos podem ser muito desgastantes e não recomendados. Já trabalhar com o que se gosta pode ajudar a ter uma vida mais saudável, ajudando inclusive no tratamento da sua doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas