FARSA-Vinicius Tetti Silla

Hoje em dia vemos um movimento crescente de mobilizações, reivindicações e passeatas, mas que ainda se restringe a uma minoria.Por outro lado a uma grande massa meio que alienada, com caráter ate pode se dizer reacionário. Sera que se essa minoria começar a ser ouvida e as coisas começarem a mudar não poderiam usar a maioria como massa de manobra?
No período de 64 ate 69 , quando houve o golpe militar ate a publicação do AI-5, vivíamos um momento de grande conscientização de uma parcela da população. Que se manifestava, seja através da arte, seja através de comícios. Mas como essa conscientização não era estendida a grande maioria do povo, pode se dizer os usaram como massa de manobra pra dar sustentação ao que estava por vir.
E o que veio conhecemos bem: censura, desaparecimento, tortura; repressão brava mesmo. E se há aqueles que lembram com saudosismo a situação econômica na ditadura, essa impressão que perdurou durante uns anos foi artificial. Pois quando os militares saíram de fininho culminando na redemocratização o pais estava em frangalhos.
Portanto, as escolas tem um papel fundamental para municiar as crianças e adolescentes sobre o que se passou num período de exceção como foi a ditadura.
Pra que mais uma vez a historia não se repita como farsa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas