Ideias- Renê Paulauskas

São as ideias que movem o mundo. Elas são geradas ou absorvidas por nossos cérebros e modificam nossa química cerebral, às vezes como remédio, outras como droga. Uma ideia pode mudar um homem, para o bem ou para o mal. Pode mudar todo um pensamento de uma época, mudar o mundo. Mas a consciência que este processo se dá através das ideias é mais importante para mim neste momento do que querer provocar qualquer mudança em mim ou fora. Este mecanismo precisa ser estudado.

Uma ideia sobre o que é uma ideia

Uma ideia pode ser expressa por um símbolo: um desenho, uma escrita, um gesto, mas não é definida por seu símbolo, e sim pelo interpretador de seu símbolo que ao incorporar conteúdo à mensagem lida, define uma ideia ao seu símbolo. Esse processo se dá quase automaticamente, prestando pouca atenção a ele. Para exemplificar, talvez seja mais fácil quando esse processo é consciente, como num trabalho. Para escrever este texto tive uma ideia primeira e depois fui prolongando seus conteúdos, como espécie de tentáculos da ideia original. Já quando lemos um signo e temos uma ideia a respeito, fazemos exatamente o contrário de modo inconsciente. 

Outras ideias são simplesmente entendidas e rejeitadas. Outras aceitas e aprofundadas. Outras não chegam a se tornarem ideias, são em seu significado símbolo, mas não conseguem agregar significados suficiente para se expressar, é o caso de um artigo isolado ou um risco sem definir um desenho ou um gesto não codificado.

De qualquer forma, é a ideia que nos mobiliza, nos incomoda, estabiliza, direciona e condiciona. A ideia é o agente deste mundo e não adianta tentar parar esse processo, é preciso uma ideia sobre a ideia, ou várias, pois aqui está a chave para entendermos nosso mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas