Da robótica e da inteligência artificial- Renê Paulauskas

Muito se ampliou os horizontes da robótica e da inteligência artificial. Hoje em dia já é possível criar robôs com inteligência própria em ambientes artificiais. Esses robôs para não causarem problemas teriam que ter uma percepção limitada sobre si e a sua volta controlados por um programa que teria as mesmas características que regem a sociedade e do controle social. Policiamento, moral, ética, todos os atributos que o fizessem não causar damos ou mal a outros como ele. Como experimento poderia se criar um ambiente artificial como um planeta de onde ele acreditasse ser impossível sair e distribuir como sua sociedade, um amontoado de outros robôs controlados e ligados em rede por humanos. Que sem que ele percebesse o controlariam dia e noite.
De outra forma, pode-se imaginar que somos humanos, de inteligência e percepção limitadas e que a vida não pode ser percebida pelos nossos sentidos. Que existe uma malha que nos controla, que lê nossos pensamentos e vê através de nossos olhos tudo o que fazemos. Que existe dimensão que não podemos alcançar e para eles somos como robôs.

Que para acessar este mundo impossível é preciso ir muito além da razão e que pode ser um portal que se não tomar cuidado pode não ter volta. Ainda assim continuo desvendando os segredos proibidos mesmo tomando todas as providências para voltar à vida rotineira.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas