O que é o dinheiro?- Renê Paulauskas

O que é o dinheiro?
O dinheiro em si mesmo não é nada, ele só vale a partir do momento em que se troca por alguma coisa. É uma moeda de troca. O que é uma moeda de troca?
Uma moeda de troca é qualquer coisa que sirva para trocar por outra coisa. Antigamente, antes do dinheiro, as pessoas trocavam o que produziam pelo que precisavam. Exemplo: Um produtor de milho trocava milho por outra coisa produzida, como por sabão por exemplo. O nome disso é escambo. Com o tempo foi usado produtos de alto valor como o sal, açúcar, prata, ouro até chegar ao papel.
O engraçado é que o papel em si não tem valor como já tiveram o sal, o açúcar e outras moedas de troca. O dinheiro então passou a ter um valor abstrato, que se não trocado perde seu valor. O que define o valor do dinheiro não é o dinheiro em si e sim o valor das coisas que podem ser trocadas por ele.
Assim a economia de um lugar vai bem se os habitantes do lugar tem o que: comerem, vestir, se divertir, cuidar da sua saúde, educação, moradia e todo o mais para uma vida completa. Mas o que faz o dinheiro ter um valor de troca maior ou menor, isso já é um pouco mais complexo.
Se você produz dez milhos por dia e só vende cinco, você continua vendendo normalmente sem abaixar ou subir o preço do milho. Mas se produz dez por dia e pedem trinta, você sobe o preço. Ao contrário, se produz dez e vende três, abaixa o preço. Isso se chama lei da oferta e da procura.
Até aqui fica todo fácil e compreensivo, o problema é quando pensamos na bolsa de valores. Lá todo valor é especulativo, preços sobem e caem dependendo se são compradas ou vendidas ações de uma determinada empresa. A partir daqui os valores passam a ficarem cada vez mais abstratos. Fofocas, palpites, ou o simples negócio em querer mais dinheiro podem arruinar empresas inteiras.
Os bancos são quem controla o dinheiro do mundo. Como eles fazem isso?
Como o dinheiro em papel não tem um valor em si e sim o de troca, os bancos usam nosso dinheiro para investimentos próprios para conseguirem aumentar suas próprias riquezas. O fato é que na última atual crise os bancos não tinham dinheiro para pagar aos clientes e foram os maiores culpados pela atual crise mundial.
O que fazer?
Vivemos num mundo complexo onde todos os setores da sociedade dependem de recursos tecnológicos e podemos nos beneficiar disso usando a tecnologia ao nosso favor. Hoje em dia temos impressoras 3D que podem produzir grande parte do que necessitamos. Estamos ou podemos estar associados em rede. Outra grande parte: podemos nos debruçar à natureza e nos socializar, como o modo indígena, que demonstra autonomia e equilíbrio com o meio, Voltar a ter uma relação mais direta e concreta com a vida natural, voltar a fazer escambo, ou trocar sem ganancia, diferente de como fizeram com nossos índios. E aproveitar a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas