Hoje com minha filha- Renê Paulauskas


Hoje minha filha, de dezesseis anos, me falou que faria um debate na escola sobre sistemas de governo e que tinha escolhido o Socialismo para defender, e me perguntou se eu poderia dar alguma ideia para ela.
Defender o Socialismo num mundo onde o capitalismo prevaleceu, parece difícil a primeira vista, ou no mínimo utópico. Mas lembrando de seu início, como crítica ao capitalismo desenfreado em que mulheres e crianças trabalhavam mais de doze horas nas fábricas em regimes insalubres, e a pobreza era generalizada entre a população, vemos que temos muitos motivos para voltar a defender as ideias socialistas.
Hoje é mais fácil defender o Estado de bem estar social, como regulador, dando equilíbrio e harmonia para uma sociedade menos desigual por meio da redistribuição de riquezas pelo Estado a partir dos impostos coletados. A ideia de Estado de Bem Estar Social foi de um economista chamado Hayek, que previa que se o estado não reequilibrasse o mercado, esse viria a falir. Afinal, quando o Estado garante um mínimo de renda para os mais pobres, esse dinheiro é colocado em circulação no mercado, abastecendo o próprio capital.
Cuba foi o último país a viver uma revolução socialista, na década dos 60. Seu sistema de educação e saúde, distribuídos em toda sua população, é um exemplo claro que o Socialismo no mundo têm muitos benefícios que podem ser vistos ainda hoje.
A ideia central de acabar com os privilégios dos mais ricos em nações em que a pobreza e a miséria são excessivas na população de modo generalizado, pra mim, parece bem atual. Se for através de uma Revolução, melhor!
Enfim, fiquei orgulhoso por minha filha ter escolhido defender o Socialismo entre tantos sistemas de governo, apesar que eu mesmo se tivesse no lugar dela, acho que escolheria o Anarquismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas