Fiquei fora do eixo- Renê

Tive uma semana horrível. Fui fazer um curso de produção artística contemporânea no Sesc com o Baixo Ribeiro, do Instituto Choque Cultural. Logo na primeira aula o professor disse que existiam dois tipos de arte, a erudita e a popular. Disse sem ser ofensivo ou antipático que segundo a Escola de Frankfurt, que se baseava no estudo da indústria cultural de massa, como Hollywood, a arte popular e erudita podiam se igualar. O professor ficou tão inseguro que tremia e começou a gaguejar, fazendo-me ficar com pena e olhar para ele tentando o fazer relaxar e voltar à aula.
Na segunda aula, Baixo se desculpou pela aula anterior e junto à coordenação do Sesc mudaram a aula seguinte para um evento comemorativo na galeria Choque Cultural localizada na rua Capitão Salomão, 26 próximo do Vale do Anhangabaú no centro velho de São Paulo.
Chegando à festa, um prédio de cinco andares, ficamos sabendo que lá era um espaço alugado por vários coletivos, inclusive um dos andares pela Mídia Ninja. Mídia Ninja é um coletivo diretamente ligado à organização Fora do Eixo controlada por Pablo Capilé, que levantou fortunas graças a um esquema onde todo lucro das organizações de eventos Fora do Eixo eram passadas para ele e para criação de novos coletivos Fora do Eixo, em que as pessoas trabalhavam de graça num esquema sinistro de cooperação e cooptação de pessoas.
Após saber que na festa estavam presentes pessoas ligadas à Fora do Eixo, tentei relaxar e curtir um pouco a festa.
No terraço, um terraço enorme uma das meninas do curso me ofereceu carona, que gentilmente recusei, mas insistiu dizendo que me levaria em casa. Aceitei e ainda fiquei feliz. Quinze minutos depois dela voltar com uma cerveja, se despediu de mim e de um colega dizendo que iria para outro lugar. Detalhe, esta mesma menina não tinha menor intimidade conosco, apesar de também fazer o curso. Ficou o tempo todo da festa de costas para nós e de repente praticamente me assedia só para minutos depois me rejeitar. Foi algo muito sinistro.
No dia seguinte não fui mais no curso, o que me deixou um pouco chateado já que queria pegar os contatos de um colega que fizera amizade. Paranoias passavam pela minha cabeça. Seria aquela moça uma agente cultural do Fora do Eixo, cooptada para me tirar do curso?

Paranoias à parte, não piso mais naquele lugar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas