Breve evolução- Renê Paulauskas


Com o controle da maioria das doenças pela medicina e o saneamento nas grandes cidades no século XX a população começa a viver mais e se dá uma enorme explosão demográfica, que aliada à ciência e tecnologia cria uma realidade de controle e dominação tal, que esquecemos nossas origens, como se sempre fossemos os “donos” do planeta.
Nosso interesse pela tecnologia está desde a nossa pré-história, quando começamos a criar as primeiras ferramentas com pedras lascadas, por volta de 2,2 milhões de anos atrás quando ainda éramos Homo habilis. Há 1,7 milhão de anos começamos a controlar o fogo. Através dos alimentos cozidos a digestão facilitada nesse período (Homo erectus) fomos através dos milênios aumentando o tamanho do nosso cérebro. Chegando a competir com nossos primos (Homem de Neandertal) a partir de 200 mil anos atrás como Homo sapiens.
Em pleno século XXI uma nova tecnologia aponta para uma nova fase da humanidade no planeta. O controle por uma inteligência artificial autônoma que permite redesenhar toda a sociedade de modo mais eficiente, mas ainda sem sabermos para quais propósitos.
Nosso futuro não estar mais em nós, mas nas mãos de algo muito mais inteligente nos assusta e traz reflexões. As sociedades humanas, na maior parte da sua história, foram governadas por líderes que preservava os interesses da elite. A democracia como governo dos interesses do povo, é algo muito recente. Talvez uma inteligência superior possa resolver melhor que nós mesmos a equação de nossa espécie, mais todas as espécies do planeta viverem juntas de modo mais harmonioso igualitário e fraterno. Ou ainda nos enxergue como o principal problema do planeta e prefira nos exterminar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas

Buraco Negro- Renê Paulauskas