ADOLESCENTES-RENÊ PAULAUSKAS

Adolescentes estão numa das fases mais ativas de suas vidas, não é atoa que alguns se tornam tão interessantes nesse período. Desabrochando para a vida adulta com toda energia e vigor da juventude fica quase difícil de não se tornar interessante. Para refletir é preciso lembrarmos desse período tão encantador onde tínhamos asas maiores que o mundo e não haviam limites para nossas paixões.
Na verdade essa fase da vida é para mim uma das mais difíceis de entender e explicar. Pois tudo que tinha antes foi transmutando numa coisa que me tornei ao ser adulto, e esse processo é muito confuso. Porém, vejo se me explico melhor. Toda a vivência da infância na época da adolescência se contrapõe as regras e modos sociais. Para alguns isso é enriquecedor, para outros é uma adequação ao sistema. Essa adequação pode gerar tipos e modos, perfis muito infelizes; outros, sadios e vigorosos. Por isso é tão importante ao lidar com adolescentes, saber dessa fina camada entre sua origem e filiação infantil à sociedade adulta, com seus costumes, regras e imposições.
É preciso ter muito jogo de cintura para não se tornar autoritário ou se tornar refém. É útil esclarecer-lhes as regras, mas dar liberdade para que esses tomem seus próprios caminhos.
E falando bem a verdade, acho que é uma das fases mais difíceis da vida, justamente por esse impasse de estarem presos à dois mundos onde não pertencem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem do Lixo (conto) - Renê Paulauskas

Quase avatares (conto) - Renê Paulauskas